top of page

Voltar a menstruar amamentando?

Foto do escritor: Andrea CavalliAndrea Cavalli

O QUE ACONTECE COM A MONTANHA RUSSA DOS HORMÔNIOS?


Muitas mulheres que amamentam ficam preocupadas quando voltam a menstruar, com receio de engravidar ou de reduzir a produção de leite.

Sim, é verdade que existe uma certa relação entre hormônios da amamentação e do ciclo reprodutivo feminino, mas não é beeem assim que acontece.


Amamentação não é método contraceptivo. O que sabemos é que o risco é MENOR enquanto há amamentação exclusiva e correndo MUITO bem.


Vamos começar lá no meio do caminho, no pós-parto.


Com a saída da placenta, há queda brusca dos hormônios progesterona e estrogênio. Eles eram responsáveis por tornar o útero um local seguro e adequado para o bebê, e pela evolução das mamas durante a gestação.

Essa queda libera a função de produção de leite.


O contrário também é verdadeiro. Enquanto a prolactina (hormônio da produção de leite) se mantém em alta, o nosso corpo meio que "bloqueia" a função de ovulação. O estrogênio fica baixo e não amadurece a célula que viraria óvulo


O que muda nessa relação entre hormônios?


Acontece que a produção de leite é hormônio-dependente somente nos primeiros tempos pós-parto. Depois disso o que controla a produção é a retirada de leite, seja pelo bebê ou por ordenhas, independente de já ter ou não ciclos menstruais.


O detalhe é: para manter a prolactina em alta não basta amamentar.

É preciso amamentar de forma exclusiva, em livre demanda, numa numa certa frequência.


Qualquer evento que afete a extração de leite, altera o nível da prolactina.

O que reduz a prolactina?

  • Um bebê que não mama bem;

  • Mamadas muito espaçadas;

  • Uso de bicos;

  • Bebê em greve de amamentação ou qualquer problema que está está afetando a frequência e eficácia das mamadas;

  • Causas maternas/eventos externos, como estresse e exaustão, e algumas questões de saúde;

  • Bebê que não está mais em amamentação exclusiva.

Ou seja, mamadas reduzidas ou ineficazes = redução de prolactina. Pode aumentar o estrogênio e acontecer a ovulação. E se a mulher não engravidar, acontece a menstruação.


Oscilar o nível de prolactina é normal. Vemos mulheres que ficam com o ciclo irregular por muito tempo após gestação, e esse é um dos fatores que influenciam.


Mas calma! Começar a menstruar novamente não significa que vai ter pouco leite. A produção de leite só depende dessa cascata hormonal logo no pós-parto, lembra? Depois disso depende da retirada de leite. Quanto mais leite sai, mais produz. Seu corpo vai corresponder à demanda do bebê, produzindo o suficiente. Se não há problemas com a amamentação, não haverá problemas com a produção.


Se você está em dúvida em relação a sua produção de leite, conte com o apoio de uma consultora de amamentação. Ela vai avaliar diversos aspectos com você, e sugerir as melhores intervenções para o seu caso SE realmente for necessário.


 

Andrea Cavalli

Consultora em Amamentação

Enfermeira Especialista Materno-infantil






 
 
 

Comments


Andrea Cavalli Pizzini Silveira - CNPJ 44.065.039/0001-62 | CPF 006.692.790-05

Assis Brasil, 4600/Torre A - Sala 1608 - Porto Alegre/RS - CEP 91110-000

O envio dos produtos é imediato, via e-mail automatizado.

Todos os direitos reservados | Andrea Cavalli Imersão Materna

bottom of page